segunda-feira, 14 de junho de 2010

SABICHÕES E O VELHO BLÁ BLÁ BLÁ


O DA FOTO NÃO ENTENDE O QUE FALAMOS. OS SABICHÕES APENAS IGNORAM.



As pessoas generalizão e dizem que a juventude esta perdida e que não se importa com mais nada. Insistem em falar que no tempo deles a postura era diferente e blá blá blá. Estes sabichões afirmam que tudo que fazemos é por inexperiência e ignorância. Mas será que eles já pararam para pensar que nem tudo que é novo é prematuro, nem tudo que é diferente é errado e nem tudo que é jovem é por impulso? Acreditam tanto em suas convicções que não buscam saber se existe algo novo de bom e se os tempos mudaram. Se prendem tanto na velha maneira de como fazem as coisas que não percebem que se tornaram ociosos. Afirmam tanto que: "não é bem assim", "temos que avaliar", "vamos com calma". Sem ao menos saber que suas preacauções metódicas viraram medo. Talvez então, galera da old school, ações por impulso, iguais as dos jovens como vocês dizem, seja o que falta a vocês. É engraçado como cobram dos jovens posicionamentos e opiniões, mas quando as damos recebemos o primeiro, e quase que automático olhar de: "Ele está falando isto porque é novo e não sabe de nada, não viveu o suficiente e não passou pelo o que eu passei!". Primeiro que hoje só não sabe de nada quem quer, já que a parcela da população que mais tem a acesso a conhecimento (válido ou inválido) é a juventude. Segundo que o que determina a experiência da pessoa é a capacidade dela discernir o que viveu independente do tempo. Ou seja sabichão, mandou mais um blá blá blá. A intolerância e a falta de respeito com novas idéias e novos conceitos é o que destrói as chances destas pessoas construírem algo melhor e mais amplo. Peço aos velhos do blá blá blá que aceitem também o tal diálogo que tanto nos pedem. Afinal nós não dissemos NÃO quando vamos receber conselhos de vocês. Porque entao vocês não podem dizer SIM quando oferecermos idéias?

3 comentários:

  1. Talvez o único argumento usado pelos "velhos sabichões", para conter esse impulso positivo, repleto de gana e que só nós jovens possuímos, seja exatamente esse: dizer que jovem é sinônimo de imaturidade e, por conseguinte, inexperiência.
    Argumento falho. Ser jovem e querer participar, é antecipar idéias, é por em prática atitudes que talvez os "sabichões" já tenham esquecido, seja pela idade, seja pela incompetência. Ser jovem e pensar no futuro, é atingir o sucesso desde agora, porque construir imediatamente é melhor do que planejar quando se já é velho, ou melhor, maduro, preparado (na linguagem dos "sabichões") Sinto dizer, como é bom pensar como hoje penso, e ser muito, muito jovem...
    Parabéns meu irmão.

    ResponderExcluir
  2. `Cada geração se considera mais inteligente do que a anterior e mais sábia do que a próxima`

    Irmão chegaremos ao ponto de achar que o que o jovem conhece é insuficiente perante nosso amplo conhecimento proveniente do tempo vivido. Portanto acredito que nós, jovens, poderiamos ser menos prepotentes em achar que somos detentores da verdade. Que jovem têm paciência pra escutar atentamente um idoso? acho que minha mão é suficiente pra contar! É surreal dizer que os jovens estão sempre atentos aos ensinamentos dos antigos, é fato que muitos dizem NÃO!
    Parabéns pela manifestação mas não totalmente pela ideia!
    UGA
    Saulo Furtado

    ResponderExcluir
  3. Irmão o que busco com esse tópico é expor a necessidade de diálogo. O respeito deve ser recíproco, tanto de jovem para os mais velhos, como dos mais velhos para os jovens. Mas seria uma mentira dizer que os jovens são respeitados como um importante segmento da população no mundo, seria mentira dizer que em nossos estágios, trabalhos e estudos não sofremos com a velha idéia de que jovem é incapacitado por pouca vivência. Como disse, o tempo vivido não muda muita coisa, o que muda é como esse tempo foi vivido e o que nele aprendemos.

    Abração"

    ResponderExcluir